terça-feira, 18 de agosto de 2009

PROJETO É SONHO e sonho é motivação da vida!



Sabemos que uma das principais características de nossa sociedade é o abismo que separa as camadas “mais pobres” e “mais ricas” da população.
Abismo este que extrapola o âmbito econômico, dificultando, pela ausência de interação, o acesso ao verdadeiro conhecimento – aquele que envolve interpretação e percepção crítica da realidade.
Lançar pontes sobre esse abismo é a maior e mais importante tarefa à disposição dos homens responsáveis pelo destino do nosso planeta. Pontes edificadas pelo esforço e pelo desejo de suprir as desigualdades que mancham de vergonha o cenário do mundo atual e que atingem, principalmente crianças dos países denominados “menos desenvolvidos”.
A iniciativa (ação coletiva) de elaborar um livro com temática ecológica em parceria com as crianças da Vila Torres (Curitiba) está firmemente ligada à convicção de que a ponte mais forte que pode ser lançada entre os dois extremos societários é a ARTE. Esse projeto, proposto por seis artistas visuais e escritoras de literatura infanto-juvenil, que participam do grupo “Piquenique de Artistas”, é um desafio sócio-cultural que visa à releitura do mundo e à conscientização necessária para se cuidar dele.
Cabe ao artista do século XXI sentir-se responsável pela reconstrução da dignidade humana – ele tem, por obrigação, refletir sobre a dimensão social da arte. Mais do que produzir objetos de uso e consumo, é necessário tentar reencontrar a beleza e o encantamento que move a existência, pois viver não é escravidão, ignorância e sofrimento.
Para as comunidades carentes, o principal não é a caridade, mas a reconstrução. As crianças da Vila Torres, assim como qualquer criança, tem muito com o que sonhar e, para isso, precisam de confiança e de amor próprio. A arte, por sua vez, vai ao encontro delas de forma natural, posto que já está dentro delas, por intermédio de artistas conscientes que lhes ajudem a descortinar um futuro de expectativa e de esperança.
O livro ilustrado é, sob esse aspecto, uma importante ferramenta de reconstrução de mundos e um maravilhoso espaço de arte para o qual tanto as crianças quanto os adultos são convidados a entrar. É possível fazer com que cada página aberta, tanto da vida quanto do livro, pela primeira segunda ou centésima vez, seja uma nova página, com infinitas possibilidades de criação.

Vamos fazer arte, crianças !
Vamos criar com lixo e transformá-lo em luxo.
Pássaros de papel e flores de papelão
e vocês verão os pássaros voando no céu, e as flores bailando no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

(Pintura a guache sobre papel). Heliana Grudzien